GRUPO
  • Ligue: +55 41 3223-2587
  • secretaria@faculdadeippeo.edu.br

CPA - Faculdade de Tecnologia IPPEO

Busca de cursos

Saiba mais sobre a Comissão Permanente de Avaliação da Faculdade IPPEO:

A importância da CPA está em subsidiar e orientar a gestão institucional em suas dimensões política, acadêmica e administrativa, de forma a viabilizar os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas, as quais proporcionam ações de curto, médio e longo prazo.

Periodicamente, são avaliados o desempenho docente e os serviços prestados pela Instituição. Entretanto, outras dimensões também são avaliadas, como o plano de desenvolvimento institucional (PDI), os currículos, a imagem pública da instituição, a comunicação interna e externa, o planejamento e a gestão da faculdade, a própria avaliação, entre outros itens.

Acesse os questionários 2016/2017 clicando aqui (para obter a senha de acesso mande um e-mail para ti@faculdadeippeo.edu.br, ou fale com a secretaria, seu professor ou coordenação de seu curso)

 

Apresentação

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aquela obedecerá às seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de auto-avaliação Institucional.  Atende ao disposto no artigo 11 da lei nº 10. 861 de 14 de abril de 2004, o qual estabelece a criação de uma Comissão Própria de Avaliação para toda instituição de Ensino Superior, com as funções de coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP/MEC, bem como a comunidade interna e externa.

Os processos avaliativos contemplam a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades e responsabilidades sociais da Universidade. Ela atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

A CPA é órgão de representação acadêmica e não da administração da instituição. Para assegurar sua legitimidade junto à comunidade acadêmica, é recomendável que tenha a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e membros da sociedade civil organizada.

Os eixos de sustentação e de legitimidade da CPA são resultantes das formas de participação e interesse da comunidade acadêmica, além da inter-relação entre atividades pedagógicas e gestão acadêmica e administrativa.

  • Coordenar, articular e conduzir os processos de avaliação internos da instituição.
  • Sistematizar os dados Institucionais necessários para emissão dos relatórios do processo de avaliação internos da instituição.
  • Avaliação da instituição como uma totalidade integrada que permite a auto-análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional.
  • Divulgação dos resultados consolidados da avaliação interna.
  • Prestação das informações solicitadas pelo INEP
  • Fazer um balanço crítico do processo de avaliação;
  • Privilegiar o conceito de auto-avaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidade, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.”
  • Atuar como elo entre a Instituição e o MEC.

É muito importante que toda comunidade acadêmica participe da avaliação, por isso a CPA da Faculdade IPPEO elaborou os seguintes questionários:

Para ter acesso a senha de acesso aos questionários entre em contato com a secretaria, seu professor ou coordenação de curso, ou envie um e-mail para ti@faculdadeippeo.edu.br.

Para acessar aos questionários clique aqui.

Últimas Notícias da CPA

Nota do ENADE 2016

14 de setembro de 2017

Os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade IPPEO obtiveram nota 4 (Conceito Enade na escala de 1 a 5) no ENADE 2016, o que confirma a qualidade do ensino IPPEO. O resultado da Faculdade IPPEO (código 10349) foi publicado no DOU 01/09/2017 Seção 01, Edição 169,…

Leia mais

Faculdade IPPEO tem graduação reconhecida pelo MEC

27 de junho de 2017

A Faculdade IPPEO orgulhamente informa que o Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar (autorizado pelo MEC portaria 1.372 de 26/11/2012 ) após visita de avaliação do curso, obteve o reconhecimento do Ministério da Educação, publicado na portaria N° 574 DE 09 de junho de 2017 e posteriormente no Diário Oficial da União 111…

Leia mais

Avaliação Institucional 2016/2017

16 de março de 2017

Prezados membros da Comunidade Acadêmica, Informamos que a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da IPPEO já elaborou os questionários da Avaliação Institucional e os disponibilizou no endereço abaixo: http://www.faculdadeippeo.edu.br/avaliacao-institucional-faculdade-ippeo-2016/ Para obter a senha de acesso a página mande um e-mail para ti@faculdadeippeo.edu.br, ou ainda em contato com a secretaria, seu professor…

Leia mais

Newsletter

Receba e-mails com novidades sobre cursos da Faculdade IPPEO.