Núcleo de Pesquisa e Extensão

Faculdade IPPEO

RCFI (Revista Científica Faculdade IPPEO)

O Núcleo de Pesquisa e Extensão tem por finalidade congregar os projetos de pesquisa e de extensão da Faculdade dar apoio à execução das atividades, além de buscar e promover meios para divulgação dos resultados parciais e finais dos projetos desenvolvidos.

RCFI – Revista Científica Faculdade IPPEO

A RCFI será sempre disponibilizada em formato PDF trimestralmente.

Acompanhe as edições já publicadas:

Edição nº 04 - Ano 02

(março, abril e maio de 2018)

Edição nº 01 - Ano 01

(junho, julho e agosto 2017)

Edição nº 03 - Ano 02

(dezembro de 2017, janeiro e fevereiro de 2018)

Edição nº 02 - Ano 01

(setembro, outubro e novembro de 2017)

1. Promoção de congressos decorrentes das atividades de ensino e pesquisa

Estes eventos tem como objetivo trazer professores renomados nacional e internacionalmente, para ministrarem temas relevantes à Ortodontia, baseando a Prática clínica na ciência. São momentos onde os profissionais entram em contato com o que há de mais novo e moderno na área. Este eventos , enriquecem o currículo dos participantes e favorece a Faculdade IPPEO disseminar a base científica. No II Meeting Internacional de Ortodontia, realizado em maio deste ano, tivemos a participação das alunas do curso Técnico de Saúde Bucal, que auxiliaram a organização e recepção dos participantes. Promovemos ainda o concurso de painéis científicos, com participação de alunos e ex-alunos da faculdade IPPEO, que tem se preocupado na formação científica dos seus alunos.

II Meeting Intenacional de Ortodontia

Data: 5 e 6 de maio de 2017
Local : Associação Médica do Paraná – Curitiba/PR
Temas: Aparelhos Autoligados
Público presente: 130 pessoas

Concurso de Painéis no II Meeting Internacional de Ortodontia

I Meeting Internacional de Ortodontia

Data: abril de 2012
Local: Hotel Radison – Curitiba/PR
Temas: Ortodontia
Público Presente: 110 pessoas

2. Prestação de serviços visando à integração com a comunidade local e regional

Campanha Promoção Integral da Saúde

Este evento contou com a participação dos funcionários, professores, alunos da graduação e pós-gradução da Faculdade IPPEO. Promovendo a saúde geral da população, com orientações sobre doenças cardíacas, respiratórias, bucais e câncer.

Data: 19 e 20 de abril de 2017
Local: Praça Rui Barbosa – Curitiba /PR
Serviços prestados a comunidade: Orientação sobre importância de exercício físico, Medição da taxa de Glicose, Aferição de Pressão Arterial, Palestras rápidas sobre alimentação saudável.
Público Atendido: 220 pessoas

3. Promover a integração da instituição com a comunidade local. (Atendimento direto à comunidade e instituições públicas ou particulares)

Data: Semanalmente a Faculdade IPPEO faz atendimento a comunidade com prestação de serviços odontológico, principalmente na área da Ortodontia, Implantodontia e Estética OroFacial. Os atendimentos são realizados pelos alunos da Pós-Graduação à um custo mais baixo que planos odontológicos e que particulares, sendo accessível à comunidade.
Local: Clínica Odontológica da Faculdade Ippeo
Público Atendido Semanalmente: em média são atendidos 60 pessoas/semana

4. Integração dos alunos da graduação e pós-graduação em programas de iniciação à investigação e pesquisa científica

Os alunos da Faculdade IPPEO dos cursos de Graduação em Gestão Hospitalar e nos cursos de pós-graduação em Ortodontia e Implantodontia, estão produzindo, em todas as turmas, trabalhos de conclusão de curso, quer seja por monografias ou por produções de artigos científicos. Os professores da Faculdade tem se preocupado na produção científica da instituição, e para isso, desenvolve aulas de Metodologia, a fim de incentivar a produção científica e a busca do conhecimento teórico.

4.1. Artigos Publicados em Revistas Indexadas

Após conclusão do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia e Implantodontia, algumas monografias acabam virando artigos, publicados na Revista Prática Clínica Baseada em Evidências, com ISSN 2318-8979.

Foram publicados quatro artigos de ex-alunos da Faculdade IPPEO, relacionados abaixo e em anexo a este documento.

Título COMPARAÇÃO ENTRE AS FORÇAS DE ATRITO DOS SISTEMAS DE SUPORTE ORTODÔNTICOS CONVENCIONAIS E AUTOLIGADOS: ESTUDO IN VITRO
Publicação 2014
Autores César Araújo de Freitas e Diego Alves Servilha
Título Validação do Ruído Articular como Sinal Clínico para Diagnóstico de Disfunção da Articulação Temporomandibular
Publicação 2015
Autores Grayce Renata Hau e Cristina Yang Young
Titulo AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DO TORQUE DOS BRAQUETES ORTODÔNTICOS DE DIFERENTES FABRICANTES
Autores César Araújo de Freitas
Título COMPARAÇÃO IN VITRO DA FORÇA DE ATRITO ENTRE SISTEMAS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS – AUTOLIGADOS E CONVENCIONAIS
Autores Marcio Matos

4.2 Artigos produzidos por alunos da Faculdade IPPEO e publicados na RCFI (Revista Científica Faculdade Ippeo), no ano de 2017

Relacionados abaixo:

Título Estudo comparativo entre braquetes autoligados e braquetes convencionais
Autores Prof. Rodrigo Severo Leal, Prof. Marcio Matos, Lidiane de Cunha Afonso, Caroline Louise Pugsley e Jaqueline Soberano

Título Uso de Miniplacas com ancoragem ortodônticas
Autores Reginaldo Nascimento Junior, Marcio Matos, Humberto Madson Donadelli Nabarro, Regis Borges Machado e Tatiane Costa de Oliveira Takeuchi

Título Uso de Sobrearco de expansão para correção de Mordida Cruzada Posterior na Dentição Permanente. Relato de um Caso.
Autores Dalmir José Signori, Marcio Mato, Michelle Horst, Aline Belotte de Moraes e Larissa Rocha de Moraes

5. Promoção de atividades e/ou participação em iniciativas de natureza cultural e científica

Café com Ciência – Lançamento de Livro

• Data: 03 de outubro de 2014
  • Local: Auditório Faculdade Ippeo – Curtiba/PR
  • Público: 60 pessoas, entre alunos , ex-alunos da faculdade  IPPEO e Ortodontistas.

4.1. Artigos Publicados em Revistas Indexadas

Publicação 2014