EnglishPortugueseSpanish

De aluno a Professor: Uma Jornada de Sucesso na Ortodontia

Explorando os benefícios da Sedação Inalatória e Terapia Cannabinoide na Odontologia: Entrevista com a Dra. Juliana Giraldi
22 de junho de 2023
A Harmonização Orofacial: Transformando Sorrisos e Rostos no Mercado da Odontologia
10 de julho de 2023
Mostrar tudo

De aluno a Professor: Uma Jornada de Sucesso na Ortodontia

Professor em Ortodontia – Dr. Marcio Matos

Uma jornada de sucesso na Ortodontia e no ensino. Na área da educação, é inspirador testemunhar histórias de ex-alunos que se tornam professores em suas próprias especialidades. É uma trajetória marcada por dedicação, aprimoramento constante e uma paixão genuína pelo conhecimento. Neste artigo, vamos mergulhar na jornada de um ex-aluno que conquistou sua especialização em ortodontia e, hoje, compartilha seu conhecimento como professor na instituição de ensino que se formou.

Conhecer as experiências e percepções de profissionais que já percorreram o caminho que os alunos estão trilhando é fundamental para inspirá-los e oferecer uma visão clara do potencial de crescimento e sucesso na área escolhida. Nesse contexto, nossa atenção se volta para nosso ex-aluno e atual professor, Márcio Matos que se destacou em sua especialização em Ortodontia e, agora, contribui para a formação de novos profissionais como professor aqui na Faculdade  IPPEO.

  1. Pode nos contar um pouco sobre sua trajetória acadêmica e profissional desde que concluiu a especialização em ortodontia?

Formado em odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998, ano que cheguei em Curitiba e iniciei minha vida profissional. Entre a clínica e cursos realizados, foi em 2007 que iniciei o Aperfeiçoamento em Ortodontia na Faculdade IPPEO e no final de 2013 conclui a Especialização em Ortodontia nesta instituição. A partir daquele momento começava a paixão pelo mundo da Ortodontia. Durante ainda no curso especialização me dedicava bastante nos estudos, buscando sempre entender como resolver os problemas de meus pacientes em meu consultório, localizado em Pinhais. A ajuda de colegas ortodontistas e meus professores foram fundamentais para minha evolução. Dificuldades existiram e sempre existirão, mas isso não é um obstáculo, encaro como aprendizado, assim como os erros que cometi. Devemos aprender com eles. Assim que conclui a especialização, recebi um convite, do Prof. Dalmir Signori, para dar uma aula sobre cantileveres na turma de aperfeiçoamento da IPPEO, a partir disto comecei também a lecionar na especialização em Ortodontia e no curso Técnico em Saúde Bucal.   Em 2016 comecei o Mestrado em ortodontia na São Leopoldo Mandic, Campinas, São Paulo, concluído em 2018.

  1. O que o motivou a escolher a área da ortodontia como especialização?

A ortodontia não era minha primeira escolha dentre as especializações da Odontologia. Em meu consultório, havia na época uma colega que realizava os atendimentos ortodônticos, porém ela teve que mudar de cidade, e eu me deparei na necessidade de buscar outro profissional para dar continuidade aos atendimentos, mas não tive êxito. Foi então que minha esposa me incentivou a entrar no curso de ortodontia e por indicações de amigos, cheguei na IPPEO em 2007. Foi a melhor decisão da minha vida profissional.

  1. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao iniciar sua carreira como ortodontista?

A Ortodontia não se aprende apenas nos 3 anos de especialização, devemos nos dedicar muito mais além do que isso. O estudo contínuo é fundamental. O principal desafio que tive no início, era conseguir diagnosticar corretamente, fazer um planejamento adequado e colocar tudo isso em prática. A ortodontia é um curso que une a habilidade manual, assim como o raciocínio biológico e mecânico, por isso usamos muito a expressão “Biomecância”; quando estamos iniciando a vida profissional, muitos das maloclusões que encaramos em nossos consultórios, não conseguimos ter bons resultados. Mas a determinação, a dedicação aos estudos, e o compartilhar com colegas são fundamentais para melhorar as finalizações de meus casos.

  1. Como você percebeu a transição de ser um estudante de ortodontia para se tornar um professor da mesma especialização?

Foi ainda no curso de especialização, com os colegas de minha turma. Eu comecei a perceber que toda turma, sempre buscava minha opinião sobre casos clínicos, nas aulas como alunos, sempre participava ativamente, com questionamentos e compartilhando minhas experiências. Nas apresentações de seminários, sempre me dedicava a fazer o meu melhor, eu gostava de preparar o material em casa, buscava caprichar nos slaides e treinava a apresentação. Tudo isso, começou a me dar segurança, e o gosto de realizar e apresentar trabalhos começou a crescer.

  1. Quais habilidades e conhecimentos adquiridos durante sua formação como aluno você considera essenciais para o exercício da profissão de ortodontista?

Existem pessoas que já nascem com habilidades manuais, outros como eu, precisam aprender a adquirir. Para isso a repetição e o exercício contínuo foi fundamental para melhorar minhas habilidades em realizar dobras nos arcos, colar braquetes com maior eficiência, produzir dispositivos e instalá-los na boca de meu paciente sem machucá-lo ou que perdurem por todo o mês.  Dedicar e treinar nas horas vagas é fundamental para chegar a excelência. Não desistir, buscar e acreditar no seu potencial, também são fundamentais em um profissional da Ortodontia.

  1. Como você vê o papel do professor na formação dos futuros ortodontistas?

Como professor, devemos passar e transmitir os conhecimentos adquiridos, ouvir os anseios dos alunos para poder contribuir na resolução dos problemas; porém acredito que o principal papel é encorajar o aluno a acreditar no seu potencial e incentivar ao estudo contínuo.

  1. Quais são os principais desafios que você enfrenta como professor de especialização em ortodontia?

Temos muitas alegrias e bons momentos dentro de sala de aula ou mesmo na clínica e laboratórios da faculdade. Porém o principal desafio se encontra quando nos deparamos com o aluno que está enfrentando um problema e por alguma razão não consegue se concentrar nos seus estudos. A desmotivação de alguns alunos, assim como a desatenção em sala de aula é um grande desafio para qualquer professor. Devemos tentar entender e escutar este aluno, para poder ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

  1. Como você busca manter-se atualizado em relação às novidades e avanços na área de ortodontia?

Realmente a evolução e surgimento de novidades em técnicas, materiais e equipamentos tecnológicas estão em todas as áreas, e na Ortodontia não é diferente. Sempre busco acompanhar grupos nas redes sociais, artigos científicos e é claro, escutar os meus mestres no mundo da Ortodontia. Não conseguimos crescer sozinhos, juntos somos melhores.

  1. Quais são as principais características que você busca desenvolver nos seus alunos durante a especialização em ortodontia?

A principal delas é entender e escutar seu paciente. Antes de ortodontistas, somos profissionais de saúde, e para tanto, precisamos nos colocar no lugar do outro, ouvir a queixa principal do seu paciente. Levar um atendimento de excelência, independente onde você atue; humanizando cada vez mais seus atendimentos.

Além disso, mostro que atrás de todo problema dentário ou esquelético, tem-se uma causa, e é fundamental identificar esse fator que gerou ou que mantem a maloclusão presente. Incentivo meu aluno a continuar lendo e estudando, assim vamos melhorando nosso diagnóstico.

  1. Qual conselho você daria para os alunos que estão se especializando em ortodontia e desejam seguir uma carreira como professor no futuro?

Não desistam, busquem sempre ser melhor que ontem, isso tudo, através de leitura, dedicação, treinamento e paixão pelo que se faz. Faça o seu melhor sempre. Outros conselhos que dou; estude inglês; não tenha medo de falar em público;  treine sua oratório; se não tem, desenvolva o hábito da leitura (assuntos variados que não sejam ortodontia); aprenda com seu paciente (escutando-o mais), sempre haverá algo interessante e importante que ele vai te passar; faça atividade física diariamente; e enfim o mais importante para quem quer seguir na carreira acadêmica e fazer um mestrado, sem dúvida é fundamental para um professor.

  1. E para quem está se formando e tem dúvidas de segue a especialidade de ortodontia ou não?

Tenha a certeza de que entre todas as especialidades da Odontologia é a Ortodontia que mais irá movimentar o seu consultório, afinal um tratamento não finaliza em menos de um ano, e este paciente precisará frequentar mensalmente seu consultório. Claro que não é fácil manter o paciente fiel a você, existem uma série de situações a serem resolvidas e esclarecidas durante este tempo. O empenho do profissional é fundamental para bons resultados, fazer o melhor sempre (como já falei) leva o paciente a ser assíduo e colaborador ao tratamento. Bons resultados não se constroem da noite para o dia, persistência e paciência são virtudes para qualquer profissional de sucesso. Acredite em você, se eu consegui, tenha a certeza que você vai conseguir ser um profissional com excelência e diferencial.

@marciomatos_ortodontia

>> ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA