EnglishPortugueseSpanish

Especialização em Ortodontia

Programação das aulas

Entrada: Março de 2024

Sobre o curso

Sendo a primeira especialização na área odontológica, a ortodontia é uma das áreas mais procuradas pelos profissionais que buscam uma especialização. O desenvolvimento deste campo se beneficia com a acessibilidade dos tratamentos e a crescente preocupação estética o que torna o caminho do ortodontista promissor.

O curso de Especialização em Ortodontia IPPEO oferece conhecimentos em uma ampla variedade de técnicas e prescrições ortodônticas, suportadas por uma grade curricular completa e uma prática clínica em que o estudante poderá atender e acompanhar diversos casos, desde a Ortopedia até os casos mais complexos com aparelhos autoligados, o que permite a aplicação das técnicas e conhecimentos adquiridos. A IPPEO possui seu próprio sistema de alinhadores, com Scanner de última geração, e impressoras 3D, e o setup é realizado no melhor software de planejamento virtual do mundo. Proporcionamos assim, uma formação completa para atuar com qualquer sistema. Com uma formação completa em DTM(s), interpretação de Tomografias e Ressonância Magnética, diagnóstico e tratamento das DTM(s). Venha fazer parte da XXI turma e torne-se um ortodontista de referência.

Grade curricular

  • HISTÓRIA DA ORTODONTIA
  • CLASSIFICAÇÃO DAS MALOCLUSÕES
  • DESENVOLVIMENTO DAS DENTIÇÕES
  • CRESCIMENTO CRANIO FACIAL APLICADO A ORTODONTIA
  • RADIOLOGIA
  • EMERGENCIAS MÉDICA
  • ANÁLISE CARPAL
  • ANÁLISE DE MODELOS
  • ANÁLISE FACIAL
  • PADRÕES FACIAIS
  • BIOMECÂNICA DOS TECIDOS (BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO)
  • APRESENTAÇÃO DOS INSTRUMENTAIS EM ORTODONTIA
  • ANATOMIA RADIOGRÁFICA
  • BANDAS, COLAGENS DE BRAQUETES DIRETAS E INDIRETAS
  • BIOMECÂNICA DOS FIOS (TIPOS E PROPRIEDADES E APLICAÇÕES CLÍNICAS)
  • ELÁSTICOS EM ORTODONTIA
  • ANÁLISES CEFALOMÉTRICAS: USP, MCNAMARA, WITS, RICKETTS, JARABÁ E OUTRAS
  • TIPOS E APLICAÇÕES DE EXPANSORES E DISJUNTORES
  • PLANO DE TRATAMENTO DA CLASSE I, II, III

Coordenação

Prof. Dr. Dalmir José Signori - CRO/PR 8676

O Professor Dr. Dalmir José Signori, Graduado em odontologia, é especialista, mestre e doutor em ortodontia. Atualmente é professor e coordenador curso especialização em ortodontia da Faculdade de Técnologia IPPEO, com sede na cidade de Curitiba-Pr, onde é fundador é diretor geral. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia. Atua também como professor visitante em várias Instituições do Brasil e exterior.

Currículo Lattes

 

Corpo Docente

Carlos Alberto de Carvalho - CRO/PR 6132

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1978). Especialista em Ortodontia pela PROFIS - USP - Baurú - SP (1982). Coronel Dentista R/1 do Exército Brasileiro. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia IPPEO. Professor do Instituto Bahiano de Pesquisa Odontológica Membro efetivo da Academia Brasileira de Odontologia Militar. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial, Tratamento do Ronco e Apnéia do Sono.

Ismael Signori - CRO/PR 19.904

Graduado em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É especialista e mestre em ortodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Professor da especialização de ortodontia da Faculdade de Tecnologia IPPEO (2014). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia. Atua também em consultório próprio.

José Henrique G. De Oliveira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (1982) e mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor visitante do Instituto Paranaense de Pesquisa e Ensino em Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Diagnóstico, atuando principalmente nos seguintes temas: ortodontia, diagnóstico, tratamento, maloclusão classe III de Angle e cefalometria.

Luis Felipe Siu Lon - CRO 8778

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993). Pós-Graduação (Especialização) em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UMESP. Mestrado em Ortodontia pela PUC-PR. Doutorado em Ciências Odontológicas: Área de Concentração Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: ortodontia, estética, ortopedia facial, aparelhos de tração extra-bucal, materiais ortodônticos, elementos finitos.

Márcio Matos - CRO-PR 12020

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Aperfeiçoamento em Clinica Integrada ABO-PR 1999. Aperfeiçoamento em Endodontia SPEO-PR 2002 . Aperfeiçoamento em Ortodontia IPPEO-PR 2010. Especialização em Ortodontia IPPEO-2014. Mestrando em Ortodontia SLM-Campinas 2016-2018

Luiz Fernando Serrano - CRO/PR 14.598

Cesar Araújo de Freitas CRP/PR 16135
Graduação em Ciências Biológicas - Bacharel e Licenciatura em Biologia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986). Graduação em Odontologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001). Especialização em Odontologia - Ortodontia (2014) Experiência na área de Odontologia, com ênfase em Radiologia e Ortodontia. Experiência em Licenciatura ( Professor da Faculdade IPPEO ), desde 2015.