EnglishPortugueseSpanish
A Faculdade IPPEO e a Odontologia nos últimos 20 anos
17 de abril de 2023
Gestão Hospitalar – IV turma
3 de maio de 2023
Mostrar tudo

Avanços na Odontologia: Quais são eles?

Já falamos em um post anterior como acompanhamos os principais avanços na odontologia desde a nossa fundação. Sem qualquer intenção de esgotar as novidades que tivemos na área, hoje vamos destacar algumas principais evoluções da odontologia nos últimos 20 anos.

Tecnologia Digital – avanços significativos foram feitos na tecnologia digital para a odontologia nos últimos 20 anos, incluindo o uso de scanners intraorais, impressoras 3D e software de planejamento virtual. Muitos desses avanços foram introduzidos na década de 2000 e continuam a ser aprimorados até hoje.

Implantes Dentários – os implantes dentários existem desde a década de 1960, mas a tecnologia utilizada na sua fabricação e colocação foi aprimorada significativamente nas últimas duas décadas. O processo de integração óssea, que é fundamental para o sucesso dos implantes, foi aprimorado com novos materiais e técnicas.

Ortodontia Estética – os alinhadores transparentes e aparelhos ortodônticos estéticos já existiam há algumas décadas, mas seu uso se popularizou nos últimos 20 anos. Inovações no design dos aparelhos e no software de planejamento virtual ajudaram a tornar o tratamento mais confortável e eficaz para os pacientes.

Odontologia Minimamente Invasiva – a odontologia minimamente invasiva tem como objetivo preservar a estrutura natural dos dentes, minimizando a quantidade de tecido dentário removido durante o tratamento. Muitos avanços foram feitos em técnicas e tecnologias para atingir esse objetivo nas últimas duas décadas, incluindo o uso de laser e técnicas menos invasivas para tratar cáries e outras condições dentárias.

Como podemos ver, muitos dos avanços já estavam presentes na odontologia, a pesquisa e a tecnologia proporcionaram novos desenvolvimentos, formas de trabalho e claro, o acesso da população à saúde bucal. Se por um lado tudo isso é positivo para o mercado odontológico, por outro nos mostra um cenário que exige mais dos profissionais, principalmente quanto à sua atualização que nunca deve parar.

> SAIBA MAIS SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO EM HARMONIZAÇÃO OROFACIAL